top of page

Leia aqui a trajetória artística do artista goiano TERRY DOURADO


PERFIL ARTÍSTICO DE TERRY DOURADO


 

   Terry Marcos de Oliveira Barros Dourado (Terry Dourado), nasceu em Jataí, na região sudoeste do Estado de Goiás, em 19 de julho de 1974. Bacharel em Direito desde agosto de 1996, Terry Dourado se apaixonou logo muito cedo pelo Jornalismo, após um período de desânimo em seguir com a carreira artística devido à falta de apoio a artistas na cidade onde nascera, bem como em todo o Estado de Goiás.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Em 21 de novembro de 2016, comemorou 25 anos de atuação ininterrupta nas mais diversas funções e vertentes do Jornalismo. Atualmente, é dono do portal de notícias e multiconteúdo de entretenimento transmídia, o Portal Rede Pop, e de uma emissora de rádio na internet (rádioweb), a PopMix RádioWeb.

   Desde a adolescência, Terry Dourado sempre foi muito apaixonado por cultura e pelas artes, em especial, artes cênicas, pela dramaturgia e pela comédia. Filho de músico, neto de compositor musical e sobrinho de cantor/compositor sertanejo; Terry Dourado, a partir das participações em esquetes e pecinhas teatrais escolares, em sua infância, posteriormente, na adolescência, descobriu em si mesmo diversos talentos artísticos, principalmente o da interpretação cênica. Nascia o ator Terry Dourado que, somente bem mais tarde, em 1998, tornou-se profissional, após obter – por meio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Goiás (Sated-GO), o seu tão sonhado e almejado Registro Profissional de Ator (DRT), nº 445/98, então com o nome artístico de “Terry Marcos”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   DRAMATURGIA – Ainda na adolescência, quando participava do Grupo Teatral Municipal Dramart, criado pela Secretaria Municipal de Cultura de Jataí (GO), na gestão de Elita Maria de Carvalho Lima, Terry Dourado descobriu um novo talento artístico, o de dramaturgo.

   No início dos Anos 90, mais precisamente em 17/12/1991, o renomado ator, diretor e dramaturgo goiano Hugo E. M. Zorzetti que, após assistir uma das diversas apresentações da primeira peça teatral escrita por Terry Dourado (à época, assinando como “Terry Marcos”), uma comédia comportamental, a sátira caipira “Doidêras di Famía”, Hugo Zorzetti, ao cumprimentar o jovem ator e autor teatral na coxia, quando lhe entregou um exemplar autografado de seu livro "Gargalhada Aguda Depois do Baque Surdo", Zorzetti elogiou o texto teatral cômico de Terry Dourado.

   Apesar da idade precoce para um autor teatral, Terry Dourado sequer tinha 18 anos, Hugo Zorzetti se encantou tanto pelo texto da comédia teatral “Doidêras di Famía” que comparou o estilo do jovem Terry Dourado, a quem chamou de dramaturgo, com o estilo do renomado dramaturgo Martins Pena. “Lembro como se fosse ontem quando, ao cumprimentar-me e me presentear com seu livro, o dramaturgo Hugo Zorzetti comentou pra todos à minha volta ouvir, mais ou menos assim: "- Cara, você é a reencarnação de Martins Pena. Parabéns!”. Naquele momento, fui ao êxtase total. Minha primeira peça tinha 13 personagens, eu encenava dois”, lembra emocionado Terry Dourado.

    
_____________________________________________

Nas imagens acima, a capa do livro e a dedicatória que Terry Dourado ganhou do 
renomado ator, dramaturgo e diretor goiano Hugo E. M. Zorzetti, em 17/12/1991.
_____________________________________________

 

   INÍCIO NO STAND-UP COMEDY Três anos mais tarde, em 1994, já na Faculdade de Direito do Cesut, em Jataí (GO), uma colega do curso universitário convidou Terry Dourado para fazer um “show teatral de improviso” na cidade de Cachoeira Alta, no Sul de Goiás, onde a jovem residia. 
 

   “Empolgado, acabei aceitando. A moça produziu tudo. A apresentação que, confesso, foi vista por cerca de 300 pessoas, no ginásio de esportes da cidade, não foi lá muito bacana. Digo isso porque, hoje eu sei que aquilo que eu me dispus a fazer foi, na verdade, uma “tentativa” sem qualquer técnica, literalmente “na cara dura” ou “com a cara e a coragem”, como se diz no dito popular, de um show de “stand up comedy” (show solo de comédia)”, lembra Terry Dourado, aos risos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Ainda sobre o seu primeiro – e “exótico” show de “stand-up comedy”, Terry Dourado comenta: “Naquela apresentação no ginásio de esportes de Cachoeira Alta (GO), eu cantei, dancei e interagi o tempo todo com a plateia, mas como naquele momento eu nunca havia ouvido falar em “stand up comedy”, acabei ficando somente naquele show. E hoje, relembrando este episódio, digo seguramente que minha estreia no gênero “stand up comedy” ocorreu ali, em meados de 1994 – mais ou menos – naquele ginásio de esportes da cidade de Cachoeira Alta (GO). E é óbvio que, hoje, anos depois, estou muito mais consciente do que é e de como fazer bem-feito um verdadeiro show de "stand up comedy". Aperfeiçoei este trabalho e posso dizer, seguramente, que hoje sei fazer “stand up comedy” com toda a qualidade técnica, inteligência e dedicação que este trabalho complexo e, aparentemente fácil, exige”, comentou Terry Dourado.


 

   Nos anos seguintes, até o momento presente, Terry Dourado fez – e continua fazendo – apresentações solo e performáticas de humor e musicais (paródias) em diversos eventos e em palcos e trios elétricos em Paradas do Orgulho LGBT de Jataí (GO) e Rio Verde (GO).

   Como artista, no início dos Anos 2000, Terry Dourado dirigiu um grupo teatral no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira, em Jataí (GO). Também, por vários anos consecutivos, Terry Dourado participou do elenco da peça “Via Sacra – Paixão e Morte de Jesus Cristo”, produzida pela Paróquia de São Sebastião, em Jataí (GO), tendo atuado como apóstolo de Jesus Cristo.

   Recentemente, por conta das intempéries da vida e questões familiares, como problemas de saúde, infarto de sua mãe e morte de seu pai, em março de 2013, o artista goiano Terry Dourado se manteve fora dos palcos em um longo período sabático, até retornar em 2016. “E meu retorno aconteceu de forma definitiva em 2016, pois tenho um forte e verdadeiro amor à arte, principalmente a arte de representar, e à dramaturgia, pois também amo escrever. Retorno aos palcos e também às telas com projetos audiovisuais, considerando as modernas plataformas de entretenimento e comunicação do mundo atual, principalmente o YouTube”, argumentou o artista goiano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Atualmente, após passado um tempo para se adaptar às novas e modernas mídias, principalmente a internet, Terry Dourado se atualizou também no gênero da comédia, o cada vez mais popular no Brasil “stand-up comedy”. “O que faço atualmente, e de uma forma desafiadora, com meus shows de stand up comedy, é torna-los adaptáveis para quaisquer situações, locais e tipos de público, sempre interagindo fortemente com a plateia, envolvendo o público diretamente nos meus shows”, ressaltou Terry Dourado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


    
 

   Com atualizações constantes e periódicas, Terry Dourado também pode ser visto por meio de suas produções audiovisuais exibidas em seu canal oficial no YouTube, o CANAL HIPER T, com vários webseriados de comédia como o “HipocriRia” e “Deboche” contendo diversas esquetes cômicas; ainda curtas-metragens, vlogs, entre outros conteúdos diversificados.

   Mesmo na fase de testes, o webseriado de comédia “Papo de Macho”, escrito, estrelado e dirigido por Terry Dourado, teve episódios exibidos com destaque pelos portais UOL (o maior da América Latina) e Bol. Um dos episódios de Papo de Macho” foi destaque no top trend (virais) do Portal MSN na França, em 2016.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________

Nas imagens acima, o ator, comediante, roteirista e diretor Terry Dourado se destacou na TV UOL e teve um dos episódios de sua websérie cômica “Papo de Macho”, no top trend de vídeos virais no Portal MSN na França.

“Papo de Macho volta, em breve, totalmente reformulado e atualizado.
_____________________________________________


TERRY DOURADO JÁ CRIOU 
MAIS DE 20 PERSONAGENS

 

 

   Até o momento, Terry Dourado já coleciona mais de 20 personagens autorais, a maioria cômicos. Alguns destes personagens, o público já pode conhecer, tanto nos shows presenciais de palco, quanto no CANAL HIPER T, nas webséries de comédia “HipocriRia” e “Deboche”, entre outras, e também em curtas-metragens que estarão no canal.

 

 

 

 

 

   Entre os personagens já conhecidos estão: Fabbety Faryah (estrela do webseriado “Lacray!”); o Vidente Marquinhos e o deputado Foderico Prazeres, que estrelará, em breve, um seriado cômico focado na política nacional, porém, ambos estão no webseriado de comédia "Deboche". O público ainda não conhece diversos personagens criados por Terry Dourado, tais como “Gutinha”, a funkeira e barraqueira "pobremática" “Kátia Ohah”, a sexóloga“Thereza Prazeres (a Therezona)”, entre outros.

RETORNANDO AOS PALCOS


   Desde 2016, Terry Dourado tem aberto suas temporadas de shows de stand up comedy disponibilizados para todo o Brasil.

 

   “Estou sempre à disposição para levar muita diversão, alegria, descontração e mensagens positivas em shows divertidamente contagiantes formatados para apresentações em palcos, também em bares, boates, casas noturnas, clubes de comédia, eventos corporativos, além de ator-comediante, atuando também como mestre de cerimônias, mesclando esta função com stand up”, comentou o artista goiano.

TEXTOS  E ROTEIROS AUTORAIS - “Estarei, sempre, diante do público, fazendo meus shows com a mesma dedicação, o mesmo amor à arte, e o mesmo carinho e respeito que o público merece. Nos shows de stand up comedy estarei sozinho diante dos mais diversos públicos que farão com que cada show seja único e exclusivo, principalmente também porque meus textos/roteiros são todos autorais, sempre produzidos por mim mesmo, para que minhas apresentações tenham sempre a minha cara, o meu jeito particular de ser e de se expressar, tenha o meu estilo e as minhas energias criativas." 

 

   "Estarei sempre improvisando e aperfeiçoando minha técnica particular de improviso, apesar de existir um roteiro-base que servirá como uma “espinha dorsal” para as diversas esquetes cômicas e momentos interativos que compõem meus shows de stand up comedy. Tudo isso para contagiar você com alegria, felicidade e bem-estar”, ressaltou Terry Dourado.

COMO SÃO OS SHOWS DE STAND UP COMEDY DE TERRY DOURADO?

   A esta pergunta, o próprio artista faz questão de dar a resposta. “Estarei, nos meus espetáculos de stand up comedy, tirando o máximo de proveito dos mais inusitados fatos do dia-a-dia da vida real. Fatos engraçados que, com minhas “pitadas” de humor – ora crítico, ora sarcástico – vão se tornar ainda mais inusitados e engraçados. Todas, são situações que aconteceram comigo, ou com pessoas à minha volta. Todas, situações reais e corriqueiras e que tornam a nossa vida um pouco mais engraçada e menos estressada na lida diária.”

 

 

 

 

 

 

 

   “Ressalto aqui, para quem ainda não sabe, que o stand up comedy é um gênero teatral ou cênico elaborado no formato de um pocket-show muito consagrado nos Estados Unidos. Este gênero, em especial, está cada vez mais difundido no mundo e, em especial, aqui no Brasil, fazendo cada vez mais gente rir através dos shows stand up comedy realizados em bares, teatros, casas noturnas e cafés-concerto em todo o Brasil e espalhados mundo afora.”

   “Prometo shows gostosos, alegres, descontraídos, totalmente informais e interativos, pois tenho estado totalmente dedicado a esta difícil habilidade de fazer pessoas rirem, também focado na capacidade de observação e na inteligência do texto. A cada show, a cada apresentação, ocorrerá certamente uma nova experiência que se modifica não só pelo feedback instantâneo do público, mas também pela necessidade de renovar a todo instante, incluir sempre novos textos, novas sacadas divertidas, novas oportunidades de sorrir, de rir ou, melhor ainda, de gargalhar.”

   “Sensibilizar pessoas para o amor, o riso, a alegria, a reflexão da Vida, e causar nelas transformações que resultem em um pouco de alegria e felicidade a ponto de mudarem, de alguma forma, suas vidas. Tudo isso é, para mim, uma grandiosa, emocionante e honrosa missão, a qual pretendo cumpri-la, me esforçando ao máximo, dando sempre o melhor de mim, até o último instante desta minha Vida."


TERRY MARCOS DOURADO
Ator e Comediante – RP 0445-MTE/DRT/GO (Sated-GO)
Ator, comediante de stand up comedy, jornalista, youtuber,

autor, roteirista, diretor teatral, diretor cinematográfico,

diretor artístico, produtor artístico e produtor cultural.


 

 

 

SÍNTESE BIOGRÁFICA DE

TERRY DOURADO

DRAMATURGIA | TEATRO

Peças teatrais com a participação do ator Terry Dourado.

PLUFT! O FANTASMINHA

(Teatro infantil, peça realizada em escola).
Personagem: O fantasminha.

 

O BONEQUINHO DE NEVE

(Teatro infantil, peça realizada em escola).
Personagem: Bonequinho de Neve.

VIA SACRA – A PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO

(Drama religioso).
Personagens: Apóstolos de Jesus Cristo

 

DOIDÊRAS DÍ FAMÍA

(comédia, sátira caipira).
Personagens: Persília e Joaquim.

* Comédia escrita por Terry Dourado e assistida por cerca de 10 mil pessoas.

DUAS VEZES MALDADE – VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

(Drama baseado em fatos reais).
Personagem: Pedro, o filho da idosa, o agressor de Dona Vanda.

* Peça dramática escrita por Terry Dourado e encenada especialmente para eventos de conscientização para o respeito à pessoa idosa. Encenada na Câmara de Vereadores de Jataí (GO).

 

DRAMATURGIA | TEATRO
Peças teatrais escritas por Terry Dourado.

DOIDÊRAS DÍ FAMÍA

(comédia, sátira caipira).
* Comédia assistida por cerca de 10 mil pessoas.

DUAS VEZES MALDADE – VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

(Drama baseado em fatos reais).
* Peça dramática escrita por Terry Dourado e encenada especialmente para eventos de conscientização para o respeito à pessoa idosa. Encenada na Câmara de Vereadores de Jataí (GO).

 

DRAMATURGIA | CURTAS-METRAGENS
Curtas-metragens escritos, roteirizados, estrelados e dirigidos por Terry Dourado.

INSTINTOS DE VOLÚPIA

(docudrama realista).
- Em produção.

E AÍ, BICHA?

(docudrama realista).
- Em produção.

DEIXEM-ME EXISTIR!

(docudrama realista).
- Gravado em São Paulo, com depoimentos reais, retratando o drama do preconceito vivenciado por jovens alunos LGBTI+ nas escolas públicas brasileiras. Curta-metragem finalista do concurso audiovisual promovido pelo Governo de Goiás, em 2014. Reeditado, participou do Festival Internacional do Minuto, sendo um dos finalistas, em 2016.

E AÍ, BICHA?

(docudrama realista).
- Em produção.

 

CORPUS – O UNIVERSO SECRETO DOS GAROTOS DE PROGRAMA

(docudrama realista).
- Em produção.

 

O PERFUME

(terror e suspense psicológico).
- Em produção.

DRAMATURGIA | CURTAS-METRAGENS
Webseriados escritos, roteirizados, dirigidos e/ou estrelados por Terry Dourado.

PEGADA FORTE

(juvenil).
- Em produção

PIRAÇÃO

(juvenil).
- Em pré-produção

CASAL 24

(sitcom/comédia de situações).
- Em pré-produção.

O CANDIDATO

(comédia) – título provisório
- Em produção, a ser estrelada pelo personagem “Deputado Foderico Prazeres”.

 

LACRAY!

(sitcom / comédia de situações sobre o universo LGBTI+)
- Websérie estrelada pela personagem “Fabbety Faryah”, com episódios destacados na TV UOL e no portal BOL, no Brasil.

ROSA BRANCA

(drama espiritualista).
- Em pré-produção.

FETICHE: SOMBRAS DA MENTE

(terror e suspense psicológico).
- Em pré-produção.

ANTICRISTO

(drama psicológico).
- Em pré-produção.

PAPO DE MACHO

(sitcom / comédia de situações com foco no universo LGBTI+)

   * O título será alterado no retorno da websérie.
- Em produção, mas foram produzidos e disponibilizados episódios experimentais, sendo um deles destaque no Top Trend (virais) do Portal MSN, na França, em 2016 e tendo ainda episódios destacados na TV UOL e no portal BOL, no Brasil.

 

HIPOCRI-RIA

(webseriado de comédia).
- Websérie já lançada, com novos episódios em produção.

DEBOCHE

(webseriado de comédia de situações com esquetes cômicas).
- Já lançada, com novos episódios em produção, com destaques para os personagens “Vidente Marquinhos” e “Deputado Foderico Prazeres”. 


 

DRAMATURGIA | WEBSERIADOS (JÁ LANÇADOS)

Webseriados escritos, roteirizados, dirigidos e/ou estrelados por Terry Dourado.

LACRAY!

(Sitcom / Comédia de situações com foto no universo LGBTI+)
- Websérie estrelada pela personagem “Fabbety Faryah", com episódios destacados na TV UOL e no portal BOL, no Brasil.

PAPO DE MACHO

(Sitcom/Comédia de situações com foco no universo LGBTI+)

  * O título será alterado no retorno da websérie.
- Em produção, mas foram produzidos e disponibilizados episódios experimentais, sendo um deles destaque no Top Trend (virais) do Portal MSN, na França, em 2016 e tendo ainda episódios destacados na TV UOL e no portal BOL, no Brasil.

HIPOCRI-RIA

(Webseriado de comédia).
- Já lançada, com novos episódios em produção.

DEBOCHE

(Webseriado de comédia de situações).
- Já lançada, com novos episódios em produção, com destaques para os personagens “Vidente Marquinhos” e “Deputado Foderico Prazeres”. 

 


DRAMATURGIA | CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
Projetos especiais audiovisuais idealizados, escritos, roteirizados, dirigidos e/ou estrelados por Terry Dourado.

CAMPANHA DA ONG ACDH-RIO – VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA

(docudrama real).
- Produzida e lançada em novembro de 2011, trata-se de uma campanha institucional audiovisual, contendo imagens fortes e reais da violência homofóbica, com o objetivo de impactar e forçar as pessoas a refletirem sobre este gravíssimo problema.

 

A repercussão deste primeiro vídeo institucional da ACDHRio produzido por Terry Dourado foi imediata, tanto no Brasil, sendo destaque em diversos sites e portais de notícias brasileiros; quanto em sites e portais de notícias de vários países como Espanha, França, Canadá, Estados Unidos, Japão, Holanda, Suíça, Portugal, entre outros.

 

A repercussão internacional do audiovisual produzido, roteirizado e dirigido por Terry Dourado, principalmente em razão das imagens reais que impactaram pessoas em várias partes do planeta, incentivaram a ACDHRio a criar versões em inglês e em espanhol deste mesmo vídeo.

CAMPANHA DA ONG INSTITUTO CONSCIENTIZAR – LUTA CONTRA A HOMOFOBIA
- Produzida e lançada em 2013.

CAMPANHA DA ONG INSTITUTO CONSCIENTIZAR – ASSASSINATO DE PESSOAS TRANS
- Produzida e lançada em 2015.

 


SHOWS DE STAND-UP COMEDY
Shows de stand-up comedy idealizados, roteirizados, estrelados e dirigidos por Terry Dourado.

COMÉDIA BIPOLAR
- Lançamento ocorrido em janeiro de 2017 na casa de shows “Malibu”, em Caiapônia (GO), para um público de 300 pessoas.

DEBOCHE
- Atualmente em cartaz, junto com o Comédia Bipolar, tendo foco em situações corriqueiras que merecem ser debochadas e esculachadas.

CANTOR E COMPOSITOR
Músicas compostas pelo artista Terry Dourado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"MEU PODER LACRADOR"
- Primeira música composta pelo artista Terry Dourado, "Meu Poder Lacrador", foi composta em meados de agosto de 2017 e registrada, nacional e internacionalmente em 25/10/2017, data em que Terry Dourado fez sua estreia oficial como compositor musical. A música tem lançamento público previsto para 17/11/2017, durante o show de stand-up comedy "Deboche", no Teatro Buriti, do Buriti Shopping de Rio Verde (GO). "Meu Poder Lacrador", um pop latino dançante foi composta para a trilha sonora do webseriado de comédia "Lacray!", estrelado por Terry Dourado, que interpreta o personagem Fabbety Faryah.

* Outras três composições musicais estão sendo construídas e finalizadas por Terry Dourado, com lançamento previsto para janeiro de 2018.

 
______________________________________________

Perfil atualizado em 28 de outubro de 2017.

Perfil Artístico

BIOGRAFIA

bottom of page